sábado, 28 de fevereiro de 2009

História de Grandes Rios

Em 9 de agosto de 1919 de acordo com uma decisão Judicial proferida pelo Juiz Alberto Macedo Galdo o lote de terras Quinhão VIII, onde hoje se situa os municípios de Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Rio Branco do Ivaí, foram declaradas pertencer "a diversos desconhecidos". Em 1921, Roque de Cunto alegou ter adquirido o domínio sobre terras no lugar denominado Ribeirão Bonito, pertencente ao Quinhão VIII. Em 1930, Roque de Cunto junto com Bastos & Filhos e Poyares & Cia pediram à Justiça que os declarasse como os proprietários desconhecidos acima mencionados na decisão.

No fim da década de 40, o comendador Geremias Lunardelli, considerado o fundador do Município, passou a ser dono de todas as terras da região, conhecidas como Gleba Ribeirão bonito. Em 1951 o grupo G. Lunardelli S/A, então criou a Imobiliária Cidade de Grandes Rios e iniciou uma subdivisão em lotes e abrindo estradas, deu início à cidade e, o que posteriormente viria e ser o Município de Grandes Rios, ao município de Grandes Rios. Então, atraídos pelo novo empreendimento e pela riqueza de seu solo, colonos nacionais de diversas procedências, bem como famílias mostraram-se interessados e passaram a desenvolver intensa atividade agropastoril, propiciando crescimento acelerado nessa região.
A cidade de Grandes Rios como parte integrada ao Quinhão VIII, pertencia ao Município de Cândido de Abreu. Em 11 de fevereiro de 1967 através da Lei Estadual n°. 5.514 foi criado o Município de Grandes Rios, então instalado e desmenbrado de Cândido de Abreu em 14 de março de 1967.

2 comentários:

xD disse...

onde estão as fontes da sua pesquisa? éhh, pois algo não está batendo com documentos que temos... se o fundador é Sr. Lunardelli, onde fica o Sr. Olimpio Noqueira Monteiro na história? visto um personagem extremamente importante na história da fundação...

Grandes Rios disse...

Sr. xD, agradeço por ter comentado o post, mas como pode-se observar o post leva o nome de "História de Grandes Rios", começando pela origem do território municipal, que veio através das décadas passando por diversas etapas, inclusives discuções judiciais que se estendem desde a decada de 20 até os anos atuais.

mas quanto ao Sr. Olimpio Noqueira Monteiro será citado em momento oportuno, quando for falar da fundação da cidade.